ÁguasCult traz Corrente do Blues como primeira atração de 2026
- Adriana Sorgenicht

- 2 de jan.
- 3 min de leitura

No próximo dia 9 de janeiro, a partir das 17h, moradores e turistas de Águas de São Pedro poderão apreciar uma apresentação especial e gratuita da Corrente do Blues, banda formada por músicos da região e dedicada à divulgação desse gênero musical. Nascido no sul dos EUA no século XIX, o blues caracteriza-se por influências de cantos africanos, spirituals (de natureza religiosa) e work songs (músicas de trabalho). Guitarra (com slide), piano, harmônica (gaita), baixo e bateria são instrumentos centrais.
Os integrantes do coletivo musical ocuparão o deck da tradicional Choperia HZB, localizada na Avenida Carlos Mauro, via principal da estância hidromineral. A cervejaria de onde se origina é patrocinadora exclusiva da ação promovida pelo ÁguasCult – Festival Cultural de Águas de São Pedro, cuja edição de estreia está prevista para os dias 18 a 23 de agosto de 2026.
A Corrente do Blues nasceu no dia 22 de julho de 2014. Na época, a banda era um trio, a Mr. Flávio Lonely Hearts Blues Band. Mais tarde, para fins beneficentes, passaram a ampliar o palco, em forma de jam (expressão para encontro musical espontâneo, sem ensaio, focado na improvisação e criação de música em grupo, promovendo a interação e a liberdade artística entre músicos de diferentes níveis), para a participação de outros músicos que já haviam integrado formações com o consagrado Mr. Flávio e/ou que compartilhavam o desejo de tocar ao seu lado. Por este fato, o nome foi modificado para Corrente do Blues. A partir daí os espetáculos contam com pelo menos 10 músicos no palco, ajudando a fortificar os elos da Corrente.
Os elos da Corrente

Amauri Gonçalves: Natural de São Pedro (SP), professor de Língua Portuguesa e Literatura, desde criança teve contato com a música, ao acompanhar por muitos anos pai e tios ensaiando junto a outros percussionistas, na casa dos seus avós paternos para os desfiles de carnaval da cidade. Autodidata, percussionista no Choro & Seresta e baterista da Mr. Blues, integra também o coletivo musical Corrente do Blues.

Ghi Oliveira: nasceu na Estância Turística de São Pedro. Seu contato com a música se deu desde muito cedo, pois cresceu em uma família de musicistas: pianistas, trompetista e cantores. Sua maior paixão musical, além dos clássicos que cresceu ouvindo, são blues, rock e soul music. Foi co-fundadora e front da Banda Estela Blues de São Pedro, front do projeto Sequeledz, tributo à Banda Led Zeppelin, front na Banda de Clássicos do Rock Black Diamond e atualmente é front da BDBlues (Bring It Down Blues) e do Projeto Elas Cantam, banda-baile. Canta músicas nacionais e internacionais, que abrangem desde samba, pop rock, clássicos do rock internacional, blues, soul, funk anos 70 internacional e outros.

Henrique Pereira: faz do contrabaixo seu templo. Natural de Osasco (SP), músico autodidata, aos 13 anos se encantou com os graves do instrumento. Junto de Mr. Flavio e Paulo Barker fundou o coletivo Corrente do Blues, com o objetivo de acolher e inspirar novas gerações nesse estilo único e emblemático.

Lelo Marcelo: quando ouvia sonoplastia e percussão ficava encantado, sempre soube que os tambores o chamavam para a ação, ama R&B e blues, celebrando com entusiasmo o fato de ser um dos elos da Corrente do Blues há doze anos.

Luka Funes: é multi-instrumentista especializado em guitarra. Estuda música desde os 10 anos de idade, tem formações variadas relacionadas a música bem como licenciatura na área. Construiu uma sólida carreira passando por bandas como Soulstripper (fundador, produtor, guitarrista), Royales (produtor, multi-instrumentista, guitarra solo). Também atuou longe dos holofotes ocupando funções de backstage com bandas de renome, como Raimundos. Atualmente exerce docência e continua trabalhando e produzindo músicas em seu estúdio particular.

Mr. Flávio: como é carinhosamente apelidado pelos integrantes da renomada banda Blues Etílicos, o músico carrega em seu currículo passagens por outros grupos e artistas de peso no cenário musical brasileiro como Placa Luminosa, Angela Maria, Elis Regina, Jessé, Crossroads, Estela Blues, TGG (Three Guitar Generation), entre outras. Mr. Flávio é a força motriz e o elo que fortifica toda a corrente do Blues. Atualmente com 75 anos, continua na ativa mais do que nunca, sempre acompanhado de diversos músicos/amigos para disseminar o gênero a que se dedica e valorizar a guitarra elétrica por onde passa.
Sobre o ÁguasCult 2026
O ÁguasCult – I Festival Cultural de Águas de São Pedro – Onde a Cultura Vira Experiência ocorrerá de 18 a 23 de agosto de 2026, com ações formativas até esta data, tendo como um de seus destaques principais um tributo especial à escritora Lygia Fagundes Telles. O festival promove a integração da comunidade local e municípios vizinhos da Serra do Itaqueri (SP) em uma celebração que une artes, saberes e a beleza natural da estância hidromineral.


Comentários